A maioria dos restaurantes não se importam tanto ou não usam a lista de clientes.
Isto porque, normalmente os clientes vêm diretamente ao restaurante. Por isso, os donos tendem a pensar: “Por que se preocupar com uma lista”?
Entretanto, não importa em que indústria você esteja, você precisa ter uma compreensão básica de seu negócio.
Por isso, uma lista de clientes é de extrema importância, pois os clientes recorrentes são a base de qualquer negócio.
Como uma vez Andrew Carnegie, empreendedor americano conhecido como o magnata do aço, disse:
“Não me importo se você roubar todos os meus bens. Mas deixe a lista de clientes.
Desde que eu tenha ela, posso reconstruir minha fortuna atual”.
É cinco vezes mais difícil conseguir clientes novos do que fazer clientes recorrentes comprarem de novo.
Em outras palavras, é mais eficiente fazer com que os clientes que já compraram de você repitam suas compras do que abordar novos clientes.
Portanto, sua lista de clientes recorrentes que provavelmente se voltarão é de suma importância!
Para aumentar eficientemente suas vendas, você precisa aumentar o número de clientes recorrentes que utilizam seus serviços muitas vezes.
Para fazer com que a chance deles voltarem aumente drasticamente, faça com que eles visitem seu restaurante pelo menos três vezes!
Taxa de revisitação de um restaurante:
- 20-30% dos clientes que vieram a primeira vez retornam para segunda vez.
- 40-50% dos clientes que vieram pela segunda vez, retornam para terceira.
- 70% dos clientes que visitam o restaurante três vezes viriam outras vezes.
- Já a taxa de retorno dos clientes que visitaram a loja 10 vezes é de 90%.
Estes números mostram que a taxa de revisitação melhora cada vez que um cliente visita repetidamente uma loja.
A ideia do cliente é que cada vez que ele visita a loja, sua sensação de segurança na loja aumenta, e assim a taxa de revisitação melhora.
A questão é que se um cliente visita uma loja três vezes, ele se torna um cliente estável com uma taxa de retorno de 70%, e se visita uma loja dez vezes, ele se torna um cliente fixo com uma taxa de retorno de 90%.
Como utilizar as listas de clientes?
O mais importante a ser lembrado ao utilizar a lista de clientes de um restaurante é fazer com que seus clientes se lembrem do seu restaurante.
Por exemplo: Tente lembrar como você pensa quando decide comer fora.
Provavelmente você pensa da seguinte forma (exemplo):
“Eu quero comer um hambúrguer”
“Se quero um hambúrguer, vou na hamburgueria A ou na hamburgueria B”
“Hoje vou escolher a hamburgueria A”.
Desta forma, na maioria das vezes (exceto quando você está atrás de um restaurante novo), você escolhe onde comeri na “lista de restaurantes que você lembra”.
Em outras palavras, é mais importante do que qualquer outra coisa que os restaurantes sejam “inesquecíveis”, e eles devem trabalhar para garantir que fiquem na lista no cérebro do cliente.
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Você pode se perguntar: “Que tipo de anúncio/mensagem seria diferente e faria as pessoas lembrarem do meu restaurante”? ou “Que tipo de fotos fariam as pessoas gostarem especialmente do meu restaurante”?
Porém, se isto coloca pressão em você e impede que você mande uma mensagem ao seu cliente, esqueça isso e mande uma mensagem padrão apenas para lembrá-lo. Portanto, antes de mais nada, esteja ciente de que você precisa lembrar aos clientes sobre sua loja.
Sua lista de clientes é um bem muito valioso.
Contanto que você tenha uma lista de clientes, não importa em que situação seu negócio esteja, você pode revivê-lo.
Mas uma lista de clientes não se trata apenas de possuí-la.
É importante ter um contato regular com seus clientes e lembrá-los diariamente/frequentemente, pois é necessário fazer com que eles tenham seu estabelecimento como uma das principais opções na hora da dúvida.
Com isso, sua lista se tornará um tesouro insubstituível.
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