Muitas pessoas visitam os sites de empresas e lojas, mas a razão para visitar um site difere de pessoa para pessoa.
Algumas pessoas dizem: “Eu estava apenas navegando na internet e por alguma razão me deparei com o site”,
enquanto outras o visitam pela primeira vez porque estão procurando um produto que querem.
As pessoas que estão apenas navegando no site provavelmente tendem a sair da página imediatamente, não é mesmo?
Entretanto, colocando ‘algo’ na página, você pode aumentar muito a probabilidade deles passarem para a próxima etapa de ação, como fazer uma consulta, solicitar informações ou fazer uma compra.
Esse é o objetivo de um CTA.
O que é CTA?
CTA significa “Call To Action” e é um botão ou link de texto que pode ser colocado em um website ou em um anúncio na web.
O objetivo de um CTA é incitar um cliente em potencial a tomar a ação que você deseja que ele tome.
Especificamente, CTAs são botões e links de texto com palavras que incentivam a ação, tais como “Clique aqui para aplicar” ou “Clique aqui para entrar em contato conosco”.
Exemplos de comportamento do usuário que você quer estimular com um CTA:
- Fazer uma compra
- Fazer uma reserva
- Fazer um pedido
- Solicitar materiais informativos
- Fazer uma consulta
- Cadastrar-se como um membro
Exemplo: “Para mais informações, clique aqui.”
A ação que você deseja que os usuários tomem está geralmente incluída diretamente no texto do botão CTA.
Deixe a imagem do link clara e crie uma boa impressão.
Se você simplesmente escreve “comprar” ou “aplicar”, dá a impressão de que não está tratando o usuário como um cliente e é difícil entender o que acontece em seguida.
É mais útil e educado dizer ‘clique aqui para comprar’ em vez de ‘compre’ e ‘clique aqui para aplicar’ em vez de ‘aplicar’.
Coloque o CTA em um local que seja facilmente visível pelo usuário.
Os locais comuns incluem o cabeçalho do site, o rodapé e a navegação global, onde o olho pode facilmente encontrá-lo. Além disso, se você quiser conscientizar as pessoas sobre o CTA, coloque-o no meio do conteúdo.
É importante pensar no projeto do CTA considerando se ele se destaca no site e se é intuitivamente óbvio que ele pode ser clicado.
Em geral, os botões verde e laranja são os mais eficazes, mas é necessária uma análise do site dependendo da cor geral da página. Isto porque as cores contrastantes parecem mais marcantes.
Também é recomendado aumentar do CTA ao passar o mouse e adicionar sombras para criar um efeito tridimensional.
Isso para reduzir a resistência psicológica dos usuários ao reagir com o botão, fazendo-os clicar com mais facilidade ou se interessarem mais pelo botão.
Se o texto no CTA diz ao usuário o que acontece quando ele clica nela, isso reduzirá sua resistência psicológica e levará a taxas de conversão mais altas.
Por exemplo, é eficaz incluir uma explicação no botão CTA que diminua o obstáculo, como ao invés de “Contate-nos”, usar “Consulta gratuita”. Outra maneira é tornar o conteúdo mais específico, como ao invés de “Aplicar”, usar “Teste de demonstração gratuito”.
Adicionar uma declaração de urgência ou escassez perto do CTA.
Por exemplo, um método para remover o limitador psicológico do cliente seria declarando que “Primeiros 100 clientes ganham (algo)” ou “30% de desconto somente agora” acima do botão CTA “Comprar agora” em um anúncio de campanha.
Os CTAs não são eficazes apenas em websites, mas também em redes sociais.
Que ação você quer que as pessoas tomem depois de ler seu post?
Você pode maximizar a taxa de conversão de seus clientes em seu site simplesmente inserindo uma CTA (da melhor maneira possível).